O processo

A Oficina de Práticas Artísticas em Ambientes Virtuais Colaborativos de 2015/16 foi organizada por Catarina Carneiro de Sousa e dedicada especialmente a alunos da ESEV. Tratou-se de uma oficina de 30h, que funcionou em sessões 2h, pós-laborais, uma vez por semana por via remota, no SIM Virtual Art Lab, no Craft World, com alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Curso de Artes Plásticas e Multimédia.

Começamos por aprender algumas competências básicas acerca de Ambientes Virtuais Colaborativos e passamos logo ao desenvolvimento de um projeto artístico colaborativo, que em 2015/16 foi O Jardim Virtual do Tempo.

1_aula

Tivemos a sorte de poder contar com uma aula especial sobre som, dada por Luís Eustáquio aka Takio Ra.

2_aula_som.png

Todas estas aulas foram dadas na nossa oficina, bem alto no céu, a que chamamos VAL-Olimpo.

Para além das aulas em ambiente virtual, funcionou também um grupo de Facebook onde foram sendo trocadas ideias, opiniões e materiais educativos, mantendo esta oficina ativa toda a semana!

Começámos por imaginar um conceito que fosse de encontro ao tema “Tempo”, que foi a base dos Jardins Efémeros deste ano, mas que nos permitisse o desenvolvimento quer de trabalho individual, quer de trabalho colaborativo.

Assim surgiu a ideia de um jardim do tempo, dividido nos meses do ano, permitindo a todos os alunos um pequeno espaço de expressão individual, mas sempre em sintonia com o mês vizinho.

3-esquemaJardim

No grupo do Facebook os alunos começaram a mostrar as suas ideias para cada mês, através de esboços e imagens de inspiração.

De acordo com o que foi definido para cada mês foi necessário proceder ao “Terraforming”, isto é à modelação da topologia da ilha.

11-IMG_0472

E definida uma atmosfera própria para cada estação, uma “Windlight”. Aproveitamos também para que esta sensação atmosférica correspondesse às várias fases do dia: Primavera manhã, Verão início da tarde, Outono entardecer e Inverno noite.

Surgiram alguns problemas…

 

Que foram resolvidos graças à imaginação combinada de várias pessoas!

Snapshot_031

Aos poucos a ilha foi-se construindo e os alunos foram melhorando as suas competências para conseguir chegar aos seus objetivos.

Muitos problemas foram sendo discutidos e resolvidos não só no Craft, mas também através do Facebook.

 

Assim se pode ver toda a evolução da ilha, desde o deserto inicial, ao no Jardim Virtual do Tempo!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s